domingo, 7 de junho de 2009

COPA SERGIPE - VITÓRIA DA DETERMINAÇÃO

Inicio este comentário pedindo desculpas a todos, que sempre estão lendo este blog, pela demora para postar meu comentário sobre a Copa Sergipe, última competição da FASE, realizada neste semestre. O motivo? Total falta de tempo mesmo, uma correria danada neste período em virtude da organização dos Jogos Escolares TV Sergipe. Mas agora, as coisas estão mais calmas e tudo aos poucos vai voltando ao normal.
Não estive presente na Copa Sergipe. Esta foi a segunda vez na minha vida que não participei de uma competição local. A data coincidiu com o Troféu Kako Caminha, que foi realizado em Fortaleza/CE e a Agitação esteve presente com os atletas Humberto Neto, Letícia Teixeira e Laís Rytholz, sob o meu comando. Aproveito para fazer alguns comentários sobre essa tradicional competição. Apesar da chuva constante que caiu em Fortaleza durante a competição, tudo ocorreu normalmente e nossos atletas tiveram uma grande participação. Todos melhoraram seus tempos e Laís conquistou a medalha de bronze numa das provas mais disputadas: os 50m livre. O Kako Caminha é uma competição onde todos os grandes atletas já participaram e no segundo semestre ela acontecerá em Recife/PE, e a Agitação estará presente novamente.
Mas mesmo não estando aqui na Copa Sergipe, acompanhei tudo lá de Fortaleza, e podem ter certeza, torci e vibrei por todos como se estivesse presente! A equipe foi muito bem comandada pelo professor Mateus Correia e acompanhada pelos professores Cristyna Sangenis, Leandro Correia e Marcela Tavares, com o apoio de todos que estavam nadando.
Como de costume, e para me fazer presente, enviei uma mensagem a cada um dos atletas participantes, dando força e apoiando a todos para que tivessem uma boa competição. Acho que todos gostaram. A competição foi extremamente importante para a Agitação, pois queríamos mostrar a todos que nossas categorias infantil, juvenil, júnior e sênior são tão boas quanto a mirim e petiz, que foi dita como responsável pela vitória na última competição. Mostramos que temos uma equipe forte: das quatro categorias, vencemos três.
Falando um pouco sobre cada categoria, a infantil deu um show! Mesmo sem dois atletas de ponta – Humberto e Letícia, que estavam no Kako – fomos campeões. Uma vitória para deixar todos com a pulga atrás da orelha: “eles não vencem só por causa dos masters”. Pois é, pelo que eu saiba, infantil tem 13 ou 14 anos. Estamos trabalhando muito bem nossa base, sem stress de treinos, cobranças absurdas ou alta intensidade nos treinos, sempre respeitando o limite físico e psicológico que essa idade necessita. Meninos, vocês foram demais! A categoria juvenil também teve uma brilhante participação. Não conseguiu ficar no lugar mais alto do pódium, mas todos conquistaram grandes resultados individuais. Mesmo não sendo campeão nesta categoria, mostramos que estamos evoluindo no juvenil e com certeza nas próximas competições teremos melhores resultados, pois temos grandes atletas, empenhados e disciplinados, e com o mais importante: vontade de melhorar sempre! Fomos campeõs também no júnior, uma das categorias mais fortes da Agitação, cheia de atletas de ponta e com grandes resultados individuais. Nesta categoria temos quatro atletas da seleção sergipana 2009: Uitan, Raísa, Andress e Rafael. Mas foi nesta categoria que tivemos uma surpresa maravilhosa, uma alegria enorme, com a participação do nosso atleta Antônio Barroso, que estava ausente das competições por vários anos e voltou na Copa Sergipe, e surpreendeu a todos, mesmo com pouco tempo de treino, e nos brindou com uma grande participação, principalmente na sua principal prova, os 50m peito, onde fez uma excelente marca de 34”76, ficando em 2º lugar na prova. Tonhão: ficamos muito felizes em ter você de volta na nossa equipe. E o sênior? O que posso dizer desta categoria? Sem dúvida é uma categoria vitoriosa em todos os sentidos! Os atletas vencem obstáculos antes mesmo de cair na piscina: são tachados de “velhos” e “marcadores de pontos” pelos críticos de plantão; com família: filhos, esposas e maridos, conseguem se virar em três ou quatro para estarem lá competindo. Nem sempre conseguem treinar continuamente por motivos profissionais, todos trabalham muito, e vencem suas dores, decorrentes das provas, no peito e na raça abdicam diversas vezes de outros eventos, para estarem lá, nadando. E muitos deles participam de competições há muitos anos, e estão nadando por amor a natação, a Agitação, como exemplo para os atletas menores e só tenho uma coisa a dizer para vocês: vocês são os maiores vencedores da Agitação.
Não estive presente fisicamente é verdade, mas me sinto como se tivesse visto tudo, sentindo as emoções das provas, gritado por cada um dos atletas, dado boas risadas com os fatos engraçados que aconteceram, enfim, na distância eu estava presente.
E para encerrar este comentário, gostaria de agradecer ao Mateus, Crys, Leandro e Marcela que seguraram a onda na competição e com muito profissionalismo. Gostaria também de dar as boas vindas aos novos atletas e aos que estão de volta a nossa família. Lu Adria, Tonhão, João Jr., Renan, Rodrigo, Roberta Resende. E para finalizar deixo minha mensagem: uma grande equipe não é feita apenas de atletas medalhistas e sim de pessoas – seres humanos – que podem ser campeões, vice ou último colocado em cada prova, mas que merecem atenção da mesma forma e qualidade, pois são campeões da vida. Mais do que uma medalha, todos os nossos atletas buscam uma única coisa: viver em harmonia com seu corpo e mente.
Valeu AGITAÇÃO! Todos vocês são nossos campeões.
Até as próximas competições!
Profº Walter Thiessen

Nenhum comentário:

Postar um comentário