terça-feira, 10 de abril de 2012

INTERCÂMBIO AGITAÇÃO: "FOI MUITO BOM!"

Pois é gente! Os alemães foram embora, mas deixaram aqui em Aracaju, em cada família que lhes acolheu, um sentimento diferente. Não sei bem ao certo explicar, mas é uma mistura de saudade, de dever cumprido, de amizade, de alívio por tudo ter dado certo, de orgulho em apresentar nossa cidade linda, de pensar que será que algum dia ainda iremos nos encontrar? Como falei, não sei bem explicar. Só sei que é um sentimento bom e pelo que percebi em cada um dos atletas agitados, seus pais, irmãos e familiares, o sentimento não foi só meu, e sim de todos os que estiveram envolvidos nesta primeira fase do projeto.
Tentei falar algumas palavras para todos os pais agitados na rodoviária, mas como vocês perceberam, sou meio manteiga derretida, e não consegui expressar minha gratidão a todos vocês, então aproveito o nosso blog para dizer o que não foi dito.
Quando fui sondado para participar deste projeto de intercâmbio com os alemães, fiquei ao mesmo tempo super empolgado e super preocupado. Por um lado, a alegria de poder proporcionar a nossos atletas uma possibilidade única, uma experiência maravilhosa que eu tinha certeza que traria para todos uma evolução tremenda. Mas tinha dúvidas: será que os pais dos atletas vão entrar nessa comigo? Será que vamos receber bem os alemães? Será que conseguiremos nos entender e comunicar bem? Será que os alemães são gente boa, tranquilos e educados? Será? Será? Tantos questionamentos..
Mesmo com tantas dúvidas, não podia deixar esta oportunidade passar, pois senão iria me arrepender para sempre. Então decidi entrar de cabeça. Aceitei o desafio. Mais um de tantos na minha vida. E para minha surpresa e felicidade, todas as minhas dúvidas foram respondidas. E de forma positiva! Chegaram em nossa cidade 12 alemães: onze atletas e um técnico. Todos extremamente educados e simpáticos. Sempre solícitos e tentando de todas as formas se comunicarem com a gente. Valeu inglês, espanhol, Google tradutor (e como usamos!) e até mímica! E o que falar dos pais agitados? Trataram seus filhos alemães de uma forma tão carinhosa e cuidadosa, que eles não queriam ir mais embora! O técnico que ficou em minha casa me confessou que os atletas tinham pedido a ele para ficarem mais uma semana!
Sei que esta semana foi extremamente corrida, movimentada, fora do normal. Só quem foi família de alemão sabe o que estou falando. Mas vou confessar uma coisa: faria tudo novamente! Ficaria recebendo estes atletas por mais uma, duas, quantas semanas fossem preciso sem problema nenhum. Foi uma experiência maravilhosa e uma das coisas que mais me emocionaram foi a forma que todas as famílias adotaram seus alemães. Que pais e mães maravilhosos nós temos na Agitação. Quanta dedicação, quanta responsabilidade. Fiquei muito orgulhoso e feliz de constatar que o que sempre busquei no esporte, estou conseguindo: ter uma família unida, amiga e junta para o que der e vier.
Obrigado mais uma vez, Gustavo & Karen (que receberam o “rei do grupo”), Domingos & Margarida (quanto paparico com seus dois visitantes!), Luciano & Alessandra (que ensinaram as melhores mímicas para os seus dois filhos), Eldro & Adriana (que tinham uma super tradutora em casa), Neide (que com toda a correria de trabalho, se desdobrou em atenção), Brasileiro & Flavinha (que até forró e “cabrunco” ensinaram para o seu filhão), Marcos & Luciana (que adotaram três alemães, imagina o trabalho!), Cristyna & Erick (obrigado por tudo!) e todos os filhos/atletas que entraram nesse projeto de cabeça e com certeza se não fossem vocês, nada disso poderia acontecer.
Agora vamos nos preparar para retribuirmos essa visita e se Deus quiser repetir essa experiência outras vezes.
A nossa frase do ano diz tudo: “Sozinhos somos fortes, juntos somos imbatíveis”.
Abraço,
Walter Thiessen

Um comentário:

  1. Eu chorei de dó de ver meu filho alemão partir, de emoção em te ver emocionado e agora chorei de novo por ver que correspondemos às suas expectativas. Obrigada pela confiança depositada! Inicialmente tive medo de não dar conta, mas quando vi que ainda faltava uma família tive a certeza que naquele momento faltava a nossa, que faz parte da família agitação sempre e não poderia ficar de fora... E que coisa fantástica! Eu já queria meu filho pra mim. Até Marcelinha caiu no choro quando chegou em casa e viu o quarto de Chris vazio! Só temos uma palavra a dizer... OBRIGADA!!!! Amamos vocês!!!!

    ResponderExcluir