sábado, 7 de julho de 2012

DIÁRIO DA ALEMANHA - PARTE II (O COMEÇO!)

Olá Pessoal!

Sei que prometi escrever todos os dias no blog, mas não está sendo fácil. Mal paramos em casa e a internet aqui é boa, mas é paga. Então fica meio complicado entrar direto. Mas estou conseguindo postar diversas fotos no facebook e no site da Agitação. Por lá dá para vocês verem que está tudo bem por aqui. Vou tentar resumir um pouco esses dias por aqui.

Antes de falar de nossa chegada, queria agradecer a TATIANA, de Salvador, que foi até o aeroporto receber nosso grupo e graças a ela, não demoramos muito para fazer o check in do voo. Acreditem se quiser, mesmo chegando muito antes do horário do nosso voo a fila da empresa Condor estava enorme, o sistema fora do ar e tudo estava sendo feito em grupos. Passamos a frente de todo mundo e antecipamos o nosso check in e ainda conseguimos colocar todos juntos em três fileiras do avião. Ninguém viajou sozinho.
Juntos!
A ansiedade de todos era grande. Muitos documentos, cartas, passaporte, a primeira vez de quase todos para o exterior. Como seria a alfândega, o avião, tudo era novidade. Mas foi tudo tranquilo, passamos pela polícia federal, alfândega, etc. Sobre o nosso avião, tenho que confessar que fiquei meio decepcionado. Olhando algumas fotos da empresa no Google, achei que ia ser bem melhor. O avião era grande, mas com pouco conforto, poltronas bem apertadas, sem TV, sem filmes, sem jogos, etc. Eu que já viajei em aviões bem melhores senti que os meninos ficaram um pouco decepcionados, mas pelo menos a viagem foi tranquila. A maior dificuldade foi que toda a tripulação só falava alemão. Nem inglês e claro, muito menos o português. Ou seja, não entendemos nada do que eles falavam durante o voo e a criatividade veio a tona em cada frase que a gente traduzia. E as besteiras ditas na tradução nos divertiram boa parte da viagem. Viajamos por quase 11 horas e durante o jantar, o avião balançou muito. Tinha que segurar o copo para não virar, mas depois ficou tudo calmo. O jantar e o café da manhã foram muito bons. No primeiro, arroz, frango e brócolis (sensacional!). No segundo, salada de frutas, pão, suco, café com leite, tudo gostoso. Claro que nossos alunos comeram de tudo, né? Principalmente o brócolis e a salada de frutas (risos). Na aterrissagem, um fato engraçado: já estávamos no chão e de repente, no banco da frente, onde ficam as máscaras de oxigênio, soltou, caiu tudo e quase atingiu a cabeça da pessoa que estava na poltrona. Se a gente ainda estivesse no ar, certamente causaria pânico.
Compartimento que abriu
Chegamos na Alemanha e logo na saída do avião, vários policiais pegando os passaportes e perguntando alguma coisa para cada um. Claro que não estávamos entendendo nada, já fui a outros países e nunca vi fazerem isso na porta do avião. Encarar os “polizie”. Juntei todos os passaportes comigo e fiz a nossa fila. Entreguei todos os passaportes juntos para o policial e esperei a pergunta. Claro que não entendi (risos). E falei no meu fluente inglês: “estão todos comigo”. E o policial perguntou: “o que vocês vieram fazer na Alemanha?”, respondi: “competição de natação”. Ele olhou e disse: “Ok, bem vindos”. Ufa! Entramos.

Depois de pegar as bagagens fomos para a fila da imigração. Agora sim era sério. Naquele momento poderiam nos barrar. Mas foi tudo bem e o fato de estarmos todos uniformizados ajudou bastante. Todos perceberam que éramos uma equipe esportiva. O policial me chamou, pediu para eu sair da fila. Entreguei todos os passaportes, ele carimbou e disse “bem vindo a Alemanha”. Chegamos.

No aeroporto, fomos recebidos por Peter (técnico que veio para Aracaju) e Kátia (intérprete que veio com eles ao Brasil) que nos esperavam com duas vans. Estavam felizes por termos chegado e do aeroporto fomos direto para Freiburg. Quase 3 horas de viagem, muitos dormiram o tempo todo (né Mateus Correia?). Chegamos em Freiburg e fomos direto para o clube da cidade, onde encontramos todas as famílias que estava muito alegres e demonstraram felicidade com a nossa chegada. A relação de cada família e dos atletas estava pronta e nosso grupo foi dividido. Foi tudo muito rápido e sem chance de nenhuma alteração. Senti confiança nos pais e técnicos daqui, fiquei tranquilo, sentindo que os meninos estavam em boas mãos. Marcamos de nos encontrar a tarde para treinar. Os pais receberam do técnico uma programação com horários até o último dia e estão cumprindo a risca.
Indo para Freiburg
A cidade é linda! Organizada, estruturada, só tem carrão e muita, mas muita bicicleta. Todos andam de bicicleta por aqui. A qualidade de vida é excelente e as famílias moram bem, casas boas, grandes e confortáveis.

Treinamos a tarde, no primeiro dia e depois cada um foi jantar com a sua família. Estávamos todos cansados, doidos para dormir um pouco e tomar banho! Afinal, o último tinha sido no Brasil, né? No dia seguinte, o comentário geral era o que comeu, como foi a noite, e etc. Cada um com sua história. Muito legal ver todos contando como se sentiram, a sua experiência pessoal.

A piscina onde treinamos é maravilhosa. É um complexo do Estado, os professores e clubes alugam as raias por algumas horas e dias e pagam ao Estado um valor. Qualquer professor pode alugar e vir dar aula. Aqui tem uma piscina de 50 metros que pode ser reversível e se transformar em duas de 25 metros. É só apertar um botão e a borda da piscina se movimenta e fecha a piscina em dois. Incrível o sistema! Tem também uma caixa de salto, uma piscina para hidro e uma de recreação. A população pode nadar a qualquer hora, basta pagar 1 Euro, entrar, usar um dos cem vestiários e pronto, nadar até a hora que quiser.
Parque aquático
No segundo dia passeamos no Centro Histórico. Andamos bastante, vimos muitas coisas, conhecemos um pouco da história da cidade, que para eles é nova.. tem só 1.200 anos! Nova? Imagina o Brasil? O que mais impressiona aqui são as marcas deixadas na 2ª Guerra Mundial. A cidade foi toda destruída e hoje está como está. Eles tem muito orgulho da cidade. No final do passeio (perto de 15h), encontramos algo bem familiar. Parecia uma miragem no meio do deserto: MC Donald´s! Claro que fomos comer lá. Afinal, ninguém aguentava mais a dieta da lingüiça.
Mc Donald´s
A tarde treinamos novamente. O grupo está treinando direitinho, com vontade, muito forte, super empolgados. A noite, cada um saiu com sua família para jantar e hoje (sábado) já estavam na água novamente às 9 horas. A tarde tivemos um churrasco em nossa homenagem que foi super legal com a participação de todas as famílias.
Churrasco
Amanhã (domingo) vamos embora de Freiburg. Viajaremos de trem para a Suiça às 16h. A previsão são 2 horas de viagem e chegaremos na cidade às 18h. Vai ser um momento de despedida pois todos nós já nos acostumamos a nossa família alemã e teremos que partir. Quem será que irá nos receber na Suiça? Mas isso que é interessante no intercâmbio: viver novas experiências e tirar o máximo de proveito delas.
Agitados e parte das famílias
Amanhã tentarei escrever mais algumas coisas e pedir para os meninos darem seus depoimentos também.

Abraços a todos!
Professor Walter Thiessen

Nenhum comentário:

Postar um comentário